28 de novembro de 2011

Complicações: Neuropatia

A neuropatia diabética é uma das complicações tardias da diabetes e resulta de lesões nos nervos do nosso organismo afectando um grande número de pessoas com Diabetes.

Os nervos são o nosso sistema de comunicação entre os vários territórios do nosso organismo levando informações e transmitindo ordens. Através deles temos a percepção da dor, da forma e temperatura dos objectos. Também pelos nervos passam as ordens enviadas do cérebro para as nossas mãos, pernas ou pés e que nos levam ao movimento.

Quando os nervos são lesados há manifestações tais como alterações da sensibilidade, aparecimento de queixas dolorosas mais ou menos intensas e, frequentemente, perda das sensibilidades dolorosa e térmica. Outras vezes existem atrofias musculares e perturbações da motilidade (diminuição da força nas pernas e dificuldades na marcha).

Muitas vezes há uma completa perda da sensibilidade ao nível dos pés não sentindo a pessoa com Diabetes objectos que, ocasionalmente, se introduzam no interior do sapato e que podem muitas vezes ser causa de feridas. São muito habituais as queimaduras com o saco de água quente durante a noite ou com uma aproximação demasiada a uma lareira por insensibilidade ao calor.

A neuropatia pode atingir o aparelho digestivo provocando perturbações no seu funcionamento (atrasos no trânsito alimentar, obstipação, diarreias), o coração com alterações do seu ritmo e a bexiga com perda do seu tonus e sensibilidade, muitas vezes levando a infecções repetidas.

A sintomatologia depende da zona atingida e pode incluir:

Formigueiros nas extremidades dos membros
Diminuição ou ausência de sensibilidade nas extremidades
Dor espontânea e constante nas extremidades
Atrofia de alguns músculos
Perda do controlo da bexiga
Perturbações de ritmo cardíaco
Alterações gastrointestinais
Disfunção sexual

Como nas outras complicações tardias existe uma estreita relação entre o seu aparecimento e uma deficiente compensação. Na diabetes, as lesões dos nervos são provocados directa ou indirectamente pela hiperglicémia que leva a alterações graves dos numerosos pequenos vasos que os irrigam.

Fonte: APDP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...