28 de fevereiro de 2012

Especialistas e novos investigadores querem contrariar aumento da diabetes


Poucos dias após a apresentação dos mais recentes dados do relatório Factos e Números da Diabetes do Observatório Nacional, o maior congresso nacional da área, reúne de 7 a 10 de Março, no Hotel Tivoli Marina, em Vilamoura, especialistas nacionais e internacionais para debater a doença que tem aumentado gradual e preocupantemente nos últimos anos. Dar oportunidade aos investigadores de apresentarem os resultados das suas investigações na área da diabetes e procurar medidas para fazer regredir o avanço de uma doença que se constitui como a quarta causa de morte na maioria dos países desenvolvidos, são algumas da prioridades deste congresso, avança comunicado de imprensa.

A elevada prevalência da diabetes, a morbilidade e a mortalidade relacionada com as complicações micro e macrovasculares que podem ocorrer em pessoas com diabetes, nomeadamente naquelas que não se preocupem em seguir as recomendações dos profissionais que têm a responsabilidade do seu tratamento, são fortes motivos para a realização e para os objectivos traçados para o 10.º Congresso Português de Diabetes.

“A diabetes está no centro das preocupações da humanidade, assiste-se a um aumento gradual e sustentado da prevalência desta doença, e Portugal não é excepção. O que implica medidas enérgicas para contrariar esta tendência. Torna-se urgente informar os profissionais de saúde em geral e formar jovens profissionais em cursos especializados sobre Educação terapêutica e Pé Diabético, além de actualizar conhecimentos na área da diabetes, em geral”, defende José Luís Medina, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) e do 10.º Congresso Português de Diabetes.

Assim, Vilamoura acolhe, durante quatro dias, várias intervenções científicas de especialistas nacionais e internacionais na área da Diabetes. Diversos simpósios vão focar-se no doente: “Organização da assistência à pessoa com diabetes nos Cuidados Primários”, “Diabetes e gravidez” - em que se fará uma avaliação do impacto dos novos critérios de diagnóstico da diabetes gestacional em Portugal - e “Factores psico-sociais e diabetes”, tendo em conta aspectos como família, stress e sexo. No primeiro dia do Congresso, 7 de Março, de referir também, a conferência “A ética na clínica diária”, e a homenagem à memória do Prof. Pedro Eurico Lisboa, grande referência na área da Diabetologia.

O dia 9 de Março, sexta-feira, está reservado à apresentação dos temas: “Os novos fármacos: os que já chegaram, os que estão quase e os que estão a caminho”, “Enfermagem na Diabetes”, “Investigação fundamental e translacional (GIFT)” e “Novas Tecnologias em Diabetes”, simpósio no qual se fará, entre outras, a apresentação dos centros de tratamento para Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina (PSCI).
O 10.º Congresso Português de Diabetes termina a 10 de Março, com três simpósios dedicados à “Diabetes na Península Ibérica”, com enfoque na prevalência da diabetes em Portugal e em Espanha, “Diabetes na Criança e na Adolescência” e “Cirurgia metabólica. A nossa experiência”. Neste dia decorre também o curso “Pé Diabético” que trata temas como Neuropatia, Doença Vascular, Infecção e Tratamento local.

Sessões interactivas, estímulo à investigação, atribuição de bolsas e prémios marcam o Congresso

Os recém-divulgados dados de 2010 do relatório Factos e Números da Diabetes do Observatório Nacional revelam que o número de pessoas com Diabetes em Portugal já deverá ter ultrapassado um milhão no decurso de 2011. Este aumento da prevalência da doença inquieta profundamente os especialistas que vão ter oportunidade de dar a conhecer boas práticas do que se tem feito na área, nomeadamente especialistas estrangeiros de renome internacional. Serão abordados temas da maior importância em sessões que se pretendem interactivas.

Além disso, neste congresso haverá oportunidade para os investigadores apresentarem os resultados das suas investigações no campo da diabetes, dos autores de comunicações ou posters discutirem os seus resultados com a comunidade científica nacional e internacional presente, numa verdadeira troca de experiências, e de estimular a investigação atribuindo bolsas e prémios.

“Contamos que este 10.º Congresso Nacional da Diabetes seja do maior interesse clínico e científico para todos os profissionais de saúde que desenvolvem trabalho nesta área, para bem das pessoas com diabetes”,  conclui José Luís Medina em jeito de convite para as conferências, simpósios, cursos e encontros com especialistas que vão decorrer em Vilamoura com início marcado já para o dia 7 de Março.

O programa provisório do 10.º Congresso Português de Diabetes está disponível para consulta em http://www.diabetologia2012.com.

Artigo em: rcm pharma

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...