29 de agosto de 2012

Nutrição: A regra dos 3 Q's


"A ideia que a garotada deve ter de sua alimentação é de um plano saudável que as permita manter a glicemia em níveis adequados, favorecendo seu desenvolvimento e fornecendo toda aquela energia necessária para jogar futebol, dançar, nadar, surfar, andar de bicicleta, enfim, brincar. Com isso, dá para entender que os hábitos alimentares das crianças que têm diabetes não são tão diferentes dos que não têm. Todos querem crescer com saúde e energia suficiente para todo esse agito. No entanto, há uma diferença a favor de quem tem diabetes, que é seguir a “regra dos 3 Qs”: Qualidade, Quantidade e Quando. Na verdade, essa regra deveria ser respeitada por todo mundo, com ou sem diabetes.

Qualidade:
A regra da Qualidade é saber escolher e combinar os alimentos dos seguintes grupos:

• Grupo do pão – São os alimentos energéticos, contêm hidratos de carbono que são necessários para gerar energia ao corpo. Ex.: pães, bolachas, arroz, batatas, pizza e massas em geral.

• Grupo das frutas – Alimentos reguladores, contém vitaminas, sais minerais e fibras. Regulam as diversas reacções que ocorrem no nosso corpo. Ex.: maçã, laranja, abacaxi e outras frutas.

• Grupo dos vegetais – São reguladores e, como as frutas, possuem vitaminas, minerais e fibras. Ex.: alface, brócolos, cenoura, tomate.

• Grupo das carnes – Contém proteínas, são alimentos construtores, porque ajudam a construir e reparar lesões do corpo. Ex.: as carnes brancas (frango, peixe) e vermelhas (carne de boi) além de ovos.

• Grupo do leite – Também são alimentos construtores, contêm proteínas e minerais. Ex.: leite e seus derivados como iogurte e queijos.

Qualquer pessoa (nem precisa ter diabetes) pode pedir ajuda ao nutricionista para orientar como se alimentar bem, combinando todos estes alimentos de forma muito gostosa e equilibrada.

Quantidade:
Regra da Quantidade: comer de acordo com um plano alimentar, baseando-se no seu peso, idade, altura, actividade, além dos, valores dos testes de gota de sangue (monitorização).

Quando:
A terceira regra, do Quando, diz que quem usa insulina não deve pular ou atrasar as refeições combinadas com a nutricionista. Como você já deve ter percebido, é preciso comer alimentos de todos os grupos da regra da Qualidade. Não vale só comer pizza ou massas, pois para que o açúcar fique num nível bem próximo ao normal e você cresça, é preciso comer alimentos também dos outros grupos: a laranja, o frango, alface, leite e tudo mais. Isso não é uma invenção do nutricionista ou de seus pais para que você coma de tudo o que está nos grupos dos alimentos. São ideias baseadas em trabalhos sérios feitos por pesquisadores do mundo inteiro, cientistas que depois de muitos estudos descobriram estas coisas. Se você precisa de uma prova de que comer os alimentos de todos os grupos vai te fazer bem, então aí vai uma sugestão: siga a regra dos 3 Qs e confira depois de algum tempo a sua glicemia.

Controlando as quantidades:
Costumo dizer que não existem alimentos proibidos, mas quantidades que devem ser controladas. Se tenho vontade de comer pizza ou x-burguer, posso comer em quantidade adequada ao meu plano alimentar, uma vez que estes alimentos são muito gordurosos e gordura não faz bem para ninguém. Posso colocar nesse x-burguer alface, tomate (x-salada com um pouco de maionese light) e escolher uma pizza com tomate, com cobertura de escarola ou salpicada com rúcula. Para sobremesa, posso escolher uma fruta, pois as fibras das verduras e das frutas ajudam a diminuir a quantidade de açúcar no sangue. Além disso, a pizza ou o x-burguer também devem fazer parte do plano alimentar, como opções de um almoço ou jantar, mas não comidos como um prato extra.

Na alimentação saudável, devemos usar a ideia da substituição ao invés da adição. Assim, num determinado dia você pode sair com seus amigos e comer uma pizza ou um x-burguer, tomar um refrigerante diet e já que você é esperto, vai escolher uma pizza mais saudável com vegetais, ou x-burguer-salada dos nossos exemplos acima e quando chegar em casa irá saborear aquela fruta gostosa. Fácil e gostoso! Teremos assim a Qualidade (grupo de alimentos), a Quantidade (quanto de pizza devo comer) e Quando vou comer (a frequência, mas não se esqueça que este tipo de comida não vai sumir do planeta e poderá ser colocado no seu plano alimentar na semana seguinte). É só uma questão de combinar e não deixar de fora outros alimentos como alface, tomate, couve-flor, maçã, leite, frango e tudo mais dos 5 grupos. Você não gosta de couve-flor? Combinado: ou você a experimenta numa outra oportunidade ou come outro tipo de vegetal, pode ser alface ou cenoura, desde que você coma alimentos também do grupo dos vegetais. Parece razoável, ou você não faz parte da geração saúde?

Para finalizar, mas também muito importante: não se esqueça que a geração saúde é a que faz actividade física. Faça algo: jogue futebol, pratique dança, natação, judo, qualquer coisa, desde que se mexa e goste do que faz, porque aí você fará com mais vontade e prazer. Só não vale ficar parado. Pode estar certo que seu corpo vai te agradecer (olha o bumbum durinho, a barriguinha sarada, os braços fortes!), mas certamente é o seu diabetes que vai se dar melhor, porque a actividade física ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue. Palavra dos estudiosos!

Fonte: Revista BD Bom Dia - Centro BD de Educação em Diabetes. Por Silvana C. Schwartsmann. Número 64 – páginas 03/04.

As informações acima têm carácter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...