8 de novembro de 2013

Movimento pela Diabetes sai à rua a 14 de Novembro

14 de Novembro é dia de sair à rua e lutar contra a Diabetes. Em causa estão cerca de um milhão de portugueses, dos 20 aos 79 anos, que sofrem da doença e mais de 2 milhões dentro da mesma faixa etária que já têm pré diabetes. Isto significa que 39,2% da população adulta portuguesa já têm diabetes ou está em risco de a desenvolver, avança comunicado de imprensa.

Por tudo isto, no Dia Mundial da Diabetes, é tempo de ir ao encontro da população e surpreende-la colocando bicicletas de ginásio em locais do dia-a-dia como paragens de autocarro, de metro, numa escola ou numa estação de comboios. O objectivo é criar “Movimento”, mostrando às pessoas que é possível incluir alguma actividade física na sua vida, muitas vezes com pequenas mudanças no quotidiano.

No Dia Mundial da Diabetes procure uma das 14 bicicletas e junte-se ao Movimento pela Diabetes:
• Paragem do Autocarro (Av. da Liberdade, junto ao Cinema São Jorge)
• Restauradores (junto à Loja do Cidadão)
• Estação de Metro (Rossio)
• Cacilheiro (Cais do Sodré)
• Escola Passos Manuel (Bairro Alto)
• APDP (Rua Rodrigo da Fonseca, n.º 1)


“No dia em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes, o “Movimento” sai à rua e vai surpreender a população em diferentes locais de Lisboa, colocando bicicletas de exercício em espaços que as pessoas frequentam no seu dia-a-dia e onde estão habitualmente paradas, à espera. Simbolicamente é aí que queremos criar “Movimento”, mostrando à população que é possível incluir alguma actividade física na sua vida, muitas vezes com pequenas mudanças”, salienta Luís Gardete, presidente da APDP.

Praticar exercício físico, juntamente com uma alimentação saudável, é o primeiro passo para prevenir a diabetes. O Movimento pela Diabetes quer motivar a população a incluir alguma actividade física na vida diária através de algumas estratégias simples e fáceis de adoptar:
• Andar mais tempo a pé (e menos de transportes, estacionando o carro mais longe do destino, por exemplo);
• Utilizar as escadas em vez do elevador;
• Ir à rua passear o cão ou depositar o lixo num ecoponto distante;
• Brincar com os filhos ou os netos no jardim;
• Fazer uma caminhada no final do almoço ou jantar.

Este será o ponto de partida para contrariar o sedentarismo e combater a obesidade, um dos grandes responsáveis da diabetes tipo 2, que representa mais de 90% dos casos de diabetes tipo 2.

“A intervenção na área da diabetes é uma das prioridades do Plano Nacional de Saúde 2012-2016. O desenvolvimento de estratégias de prevenção aos diferentes níveis constitui hoje o maior desafio. Por isso, a Lilly Portugal preocupou-se em criar um conceito transversal a toda a população, que não se esgote em acções pontuais. O Movimento pela Diabetes é uma forma de ir ao encontro das pessoas no seu quotidiano, todos os dias, informando sobre a Diabetes e incentivando-as a adoptar uma alimentação equilibrada e a contrariar o sedentarismo”, conclui António Leão, director Geral da Lilly Portugal.

Depois do lançamento do Movimento pelas Diabetes nos restaurantes (que já envolveu mais de 100 restaurantes de norte a sul do país) e nas escolas (com a participação de 78 escolas do 2º ciclo do Ensino Básico num desafio que juntou alunos e professores e chegou a mais de 16 mil pessoas), a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) com o patrocínio científico do Programa Nacional para a Diabetes e o apoio da Lilly Portugal querem continuar a envolver as pessoas na luta contra a Diabetes, informando-as e sensibilizando-as para a importância da prevenção da doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...